Edital Mercatus

A Revista MERCATUS é uma publicação acadêmica e de propriedade intelectual da ESM-FAMA, com publicação semestral, com primeira edição publicada  em 2004, em Recife (PE). É recomendado que todo trabalho científico seja divulgado, pois subentende um desenvolvimento de pesquisa possível de ser apresentado à comunidade, condições imprescindíveis às instituições de ensino superior, preocupadas com a transmissão de conhecimento, como é o nosso caso.

Assim, a Revista MERCATUS é esse espaço de divulgação e ampliação do alcance das pesquisas acadêmicas pertinentes à nossa área de concentração e seus desdobramentos: Comunicação, Marketing, Administração, Gestão Comercial, Logística e Recursos Humanos, bem como áreas afins interdisciplinares.

Após três edições publicadas, as atividades da Revista foram retomadas em 2018, com novo corpo editorial, sob a edição geral do Professor Msc. Anderson Paes Barretto, atual coordenador de Extensão e Pós-graduação da IES.

 

Chamada para submissão de Artigos – Edição Especial MERCATUS 2018 – PRORROGADO

Até 21 de Setembro de 2018, serão recebidos artigos científicos que sigam as normas e diretrizes para autores da publicação, sob o tema: “A INFLUÊNCIA DAS MÍDIAS E DAS NOVAS TECNOLOGIAS NOS COMPORTAMENTOS DAS EMPRESAS E DOS CONSUMIDORES NO MERCADO CONTEMPORÂNEO“.

A popularização das novas tecnologias como internet, mídias sociais e dispositivos móveis têm provocado profundas transformações nos modelos de negócios e nas estratégias das empresas. Diante desse cenário, estudos recentes apontam os impactos nos processos de escolha e de decisão do consumidor, demandando novas posturas por parte das empresas. Assim, se faz necessário comunicar os valores organizacionais de forma clara e acessível, bem como personalizar as ofertas, gerando valor aos produtos e serviços de modo a acompanhar a velocidade de uma sociedade cada vez mais digital. As mídias digitais e redes sociais, utilizadas por 90,8% dos mais de 100 milhões internautas brasileiros (IBGE, 2014), são os principais meios de expressão e relacionamento desses novos consumidores.

 

Diretrizes para autores:

1) Aspectos de autoria e envio dos trabalhos: 

1.1) Serão aceitas contribuições que envolvam preferencialmente um autor com título mínimo de especialista. Graduandos, graduados e pós-graduandos só poderão submeter textos à Revista em coautoria com seu respectivo professor orientador;

1.2) Não serão aceitos textos com mais de três autores.

1.3) O trabalho deve ser submetido à Revista pelo seu autor (ou por um dos autores) através do e-mail mercatus@famaesm.com.br;

1.4) O arquivo relativo ao trabalho deve ser anexado em Word e ter até 2 MB de tamanho;

1.5) O autor encarregado do envio também deve encaminhar: 1) arquivo contendo nome do(s) autor(es), filiação institucional, última titulação, endereço de correspondência, telefone e e-mail;

1.6) Ao Submeter o trabalho à Revista MERCATUS, os autores aceitam as normas da revista e cedem os direitos de publicação do trabalho para a Revista MERCATUS, podendo disponibilizá-lo novamente após seis meses da publicação.

1.7) Os autores, ao terem um artigo aprovado, concordam automaticamente em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a Revista redistribua esse artigo e seus meta dados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem mais apropriados.

1.8) Os nomes e endereços informados nesta Revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.

1.9) Os textos a serem publicados devem estar no formato de artigo, dando ênfase à dimensão teórica e apresentando uma contribuição singular e importante para a área. Cada autor é inteiramente responsável pelas opiniões e pelo conteúdo de seu(s) artigo(s).

1.10) Ao submeter o artigo, cada autor garante que o texto é uma contribuição original e inédita de sua autoria (eventualmente, partilhada com os autores inseridos no artigo) e que ele não foi publicado, nem mesmo em parte, noutro veículo.

2) Formatação:

2.1) Os textos devem estar formatados em arquivo Word da seguinte forma: espaçamento 1,5; fonte Arial, corpo 12;

2.2) Citações com mais de três linhas devem aparecer destacadas do corpo do texto, em espaço simples (1,0), em corpo 11, sem aspas e endentadas a quatro cm da margem esquerda;

2.3) Margens justificadas com parágrafos a 1,5 cm da margem esquerda;

2.4) Aspas duplas são usadas apenas para citações diretas no corpo do texto;

2.5) Usa-se itálico para palavras estrangeiras e neologismos, apenas. Não se utiliza negrito nem sublinhado nesses casos;

2.6) Os artigos devem estar formatados em papel A4 e ter entre 10 e 15 páginas, incluindo folha de rosto, figuras, gráficos, notas, tabelas e referências;

2.7) As figuras e tabelas devem ser inseridas no corpo do texto e não ao final. Cada uma deve conter sua a respectiva legenda centralizada e logo abaixo da imagem. O autor, ao inserir as figuras e tabelas, declara automaticamente possuir os direitos de publicação das mesmas, ou indica a sua respectiva fonte e autoria.

2.8) O arquivo deve iniciar com uma folha de rosto na qual conste o título (com no máximo 100 caracteres), resumo (entre 400 e 700 caracteres) e cinco palavras-chave; título em inglês, abstract e cinco keywords;

2.9) As referências devem usar o sistema autor/data da seguinte forma: (SOBRENOME DO AUTOR, ano) para citações indiretas e (SOBRENOME DO AUTOR, ano, página) para citações diretas. Exemplos: (SILVA, 1997) ou (SILVA, 1997, p.452). Diferentes títulos do mesmo autor e mesmo ano devem ser identificados com uma letra que os diferencie. Exemplo: (SILVA, 1997a, p.452).

2.10) Os autores devem informar afiliação, incluindo nome por extenso da instituição de vínculo, sigla, cidade, estado e país.

2.11) As referências ao final do trabalho devem obedecer às normas da ABNT. Não se usa itálico, mas sim negrito para os títulos.

Exemplos:

Livros:
SOBRENOME DO AUTOR, Prenomes sem Abreviatura. Título do livro: subtítulo. Local de publicação: Editora, ano de publicação.

Capítulos de livros:

SOBRENOME DO AUTOR, Prenomes sem Abreviatura. Título do capítulo: subtítulo. In: SOBRENOME DO AUTOR, Prenomes sem Abreviatura. Título do livro. Local de publicação: Editora, ano de publicação. Páginas iniciais e finais.

Periódicos:

SOBRENOME DO AUTOR, Prenomes sem Abreviatura. Título do artigo: subtítulo. Título do Periódico, Local de publicação, Instituição, número do volume, número do fascículo, páginas inicial e final do artigo, mês e ano de publicação.

Teses e dissertações:

SOBRENOME DO AUTOR, Prenomes sem Abreviatura. Título. Local: Programa de Pós-Graduação/Universidade, ano de publicação. Dissertação (Mestrado em Comunicação) ou Tese (Doutorado em Administração).

Documento eletrônico:

SOBRENOME DO AUTOR, Prenomes sem abreviaturas. Título. Edição. Local: ano. N° de pág. ou vol. (série) (se houver), Disponível em: < LINK >. Acesso em: dia, mês (abreviado), ano.

 

Outras Observações:

Dúvidas sobre a Revista, formato ou submissões, enviar email para o editor: mercatus@famaesm.com.br

 

Recife, 7 de Agosto de 2018.

Prof. Coord. Msc. Anderson Gomes Paes Barretto
Editor Edição Especial – Revista MERCATUS 2018