Egressos

As políticas e as ações da ESM/FAMA vinculam-se ao processo de Autoavaliação Institucional, com o objetivo de fomentar a autocrítica institucional, garantir a qualidade das ações no âmbito da instituição e informar à sociedade da consonância dessas ações com as demandas científicas e sociais.

A autocrítica institucional pressupõe a análise retroativa daqueles que aqui trilharam sua formação acadêmica e que hoje encontram-se atuando no mercado de trabalho. Para tanto, estabelecer a Política de Acompanhamento do Egresso – PAE é condição indispensável para o aperfeiçoamento dos cursos oferecidos e das atividades institucionais.

O acompanhamento do egresso compõe, junto a outros parâmetros, uma das ferramentas fundamentais na construção de indicadores, contribuindo para a discussão das ações implementadas, considerando sua eficácia e repercussão.

Pretende-se que o acompanhamento dos egressos possa destacar aspectos referentes aos cursos oferecidos pela Faculdade, a partir das expectativas sociais e mercadológicas, contribuindo para o aperfeiçoamento dos projetos pedagógicos dos cursos ofertados.

A viabilidade para atender às necessidades previstas na Política de Acompanhamento do Egresso se concretiza pela criação de espaço no site da Instituição, desenvolvido para ser um canal permanente e dinâmico de comunicação entre a Instituição e seus egressos, possibilitando um vínculo contínuo.

O site da ESM/FAMA apresenta como objetivos:

Promover atualização acadêmica, oferecendo cursos, seminários e palestras direcionadas à complementação profissional do egresso;

Proporcionar a participação de egressos em atividades extensionistas (como proponente de cursos de extensão, palestrante/conferencista em eventos acadêmicos e científicos, e como colaborador em atividades de responsabilidade social);

Apoiar os egressos em questões de mercado de trabalho e empregabilidade;

Divulgar possibilidades e eventuais ofertas de vagas de emprego;

Proporcionar ao egresso espaço para socialização e divulgação de contribuições à sociedade (conquistas, premiações e produção artística e literária);

Possibilitar e promover o relacionamento entre antigos colegas de curso, assim como eventuais encontros entre as turmas.

Captar informações, através de ferramenta própria, para construção de indicadores que irão subsidiar a política institucional de acompanhamento do egresso.

Esse espaço foi desenvolvido para ser um canal permanente e dinâmico de comunicação entre a ESM/FAMA e seus ex-alunos.

A intenção é a de que todos os acadêmicos egressos participem dessa interação, construindo um espaço de desenvolvimento profissional e atualização científica, que poderá ser ampliado em encontros, cursos de extensão, reciclagens, palestras, consolidando o Projeto de Acompanhamento de Egressos – PAE. Dessa forma, a ESM/FAMA espera que o egresso aprimore suas atividades profissionais cada vez mais e busque a ampliação de seus horizontes pessoais e profissionais.  

Através desse Portal o egresso terá informações de confraternizações, cursos, eventos, ofertas de emprego, especializações, mestrados e outras notícias que envolvem a SUA FACULDADE.

A ESM/FAMA, por meio do programa de acompanhamento ao egresso, objetiva estreitar o relacionamento da instituição com seus ex-alunos tanto de graduação quanto de pós-graduação, desencadeando ações que permitam a aproximação e o contato direito e permanente com o egresso através das diversas maneiras de comunicação possíveis e viáveis, incluindo o espaço online disponível no site da IES.

Esse programa de acompanhamento evidencia o compromisso da ESM/FAMA com seu egresso, mantendo com o mesmo uma relação continua, permitindo que o egresso se mantenha informados e atualizado sobre as notícias da sua área de informação, eventos promovidos pela instituição ou instituições parceiras tais como semanas e jornadas acadêmicas, simpósios, congressos, cursos de atualização dentre outros. Através do site o egresso também tem acesso às atividades de formação continuada, oportunidades, pós-graduação, o que permite um feedback do desempenho acadêmico institucional por sua atuação no mercado.     

A Instituição pretende lidar com as dificuldades de seus egressos e colher informações de mercado, visando formar profissionais cada vez mais qualificados para o exercício de suas atribuições.

Uma base de dados, atualizada constantemente, com todas as informações sobre o acompanhamento do egresso e o feedback do ensino recebido na sua graduação, possibilita o desenvolvimento das diversas ações. O ex-aluno recebe periodicamente informes para aperfeiçoamento profissional, como os cursos de extensão, de especialização e de graduação oferecidos pela ESN/FAMA.

Essa relação com o egresso ainda torna possível a aproximação com ex-colegas de turma, a participação em eventos culturais na Instituição e o convite para proferir palestras, fazer parte das bancas de Trabalho de Conclusão de Curso e ministrar oficinas de cursos de curta e média duração.

A Faculdade está sempre de portas abertas para o egresso, que pode continuar a utilizar a biblioteca, laboratórios e outros serviços prestados pela instituição. O egresso, memória viva do sucesso da ESM/FAMA, sempre fará parte da nossa comunidade. O Departamento de Marketing da Faculdade, juntamente com as coordenações de curso desenvolvem os instrumentos de avaliação que farão parte da política de egressos, bem como promovem os eventos de integração e de acompanhamento direcionados aos egressos e a comunidade acadêmica.

PAE – Programa de Acompanhamento de Egressos

Objetivo Geral

O Programa de Acompanhamento de Egressos da ESM/FAMA tem o objetivo geral criar um dos mecanismos que permita a contínua melhoria de todo o planejamento do processo de ensino aprendizagem.            

Objetivos Específicos

Promover encontros, cursos de extensão, reciclagens e palestras direcionadas a profissionais formados pela ESM/FAMA;

Avaliar o desempenho institucional, por meio do acompanhamento da  situação profissional dos ex-alunos;

Manter registros atualizados de alunos egressos;

Divulgar a inserção dos alunos formados no mercado de trabalho;

Avaliar o desempenho da instituição, através da pesquisa de satisfação do formando e do acompanhamento do desenvolvimento profissional dos ex-alunos.

Identificar o perfil do egresso e criar mecanismos para avaliação de seu desempenho nos postos de trabalho quer no setor público, no privado ou no terceiro setor;

Construir uma base de dados com informações que possibilitem manter com o egresso comunicação permanente e estreito vínculo institucional;

Fomentar o relacionamento entre a ESM/FAMA e seus egressos, visando ao aperfeiçoamento das ações institucionais concernentes à implementação de cursos e programas no âmbito da educação superior;

Obter informações dos empregadores que, associadas às do egresso, direcionem a tomada de decisões institucionais ou do curso;

Estimular e criar condições para a educação continuada;

Construir indicadores que subsidiem a adequação curricular às necessidades do desenvolvimento de competências e habilidades em consonância com as diretrizes nacionais para os cursos superiores.

Manter os registros atualizados de alunos egressos;

Avaliar o desempenho da instituição, através da pesquisa de acompanhamento do desenvolvimento profissional dos ex-alunos;

Promover o intercâmbio entre ex-alunos;

Promover encontros, cursos de extensão, reciclagens e palestras direcionadas a profissionais formados pela Instituição;

Condecorar os egressos que se destacam nas atividades profissionais;

Divulgar permanentemente a inserção dos alunos formados no mercado de trabalho;

Propagar concursos e ofertas de emprego em sua área de atuação;

Oferecer descontos para a educação continuado dos egressos nos cursos de pós-graduação, extensão e para realização de um novo curso superior.

Mecanismos

Para atingir a finalidade do Programa de Acompanhamento de Egressos, a ESM/FAMA possui das seguintes ações:

Cadastro através de um banco de dados:

Esse formulário é aplicado com o auxílio da Secretaria Acadêmica, que dispõe de telefone, endereço e e-mail para proceder à pesquisa, caso não seja realizado presencialmente. As respostas devem ser tabuladas pela Auxiliar de Direção e analisadas pela CPA – Comissão Própria de Avaliação para encaminhar às Coordenações de Curso e Direção da Faculdade.

Nesse cadastro deve contemplar todas as informações dos ex-alunos, o curso realizado, a atuação no mercado de trabalho, as dificuldades encontradas na profissão, o perfil de profissional exigido pelas empresas, identificação de novos cursos de graduação, pós-graduação e aperfeiçoamento.

Endereço eletrônico:

Os egressos possuem um canal de comunicação virtual com a Instituição, que é realizado através da ouvidoria, para que possam sanar dúvidas, solicitar informações, fazer sugestões ou críticas.

O feedback é dado por um profissional da IES. Outro canal de comunicação, é através do e-mail institucional dos coordenadores de curso.

Promoção de eventos:

Uma diversidade de eventos é realizada pela ESM/FAMA, como palestras, seminários, congressos, fóruns, workshops, entre outros, e para atender à política de egressos, são divulgados em maior amplitude para os ex-alunos, através de seus e-mails cadastrados. Assim como, temos como prática convidar ex-alunos com a finalidade de relatar suas experiências, vivências, apresentação dos melhores TCC, com a finalidade de integrar alunos/ex-alunos/empresas/comunidade/Instituição.